Um dos grandes desafios da sociedade atual é harmonizar o crescimento tecnológico à preservação do meio ambiente. Nesse contexto, o lixo eletrônico têm se tornado um problema cada vez mais evidente.
O Global E-Waste Monitor 2020, um relatório global sobre lixo eletrônico com a parceria da ONU, anunciou que em 2019 houve um recorde de descarte de 53,6 milhões de lixo eletrônico, sendo reciclada apenas 17,4% desse valor.
Se você quer saber mais o que é e-lixo, conhecer suas categorias, descobrir como descartar e como está o cenário no Brasil e no mundo, segue comigo.
A informação é a alma da mudança! Faça parte dela e ajude a melhorar o cuidado com nosso meio ambiente.
O que é lixo eletrônico?
O lixo eletrônico ou e-lixo, também conhecidos como Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), são os dispositivos eletroeletrônicos descartados por seus donos, como celulares, computadores, TVs, máquinas de lavar louça e geladeiras.
O abandono desses equipamentos aumentam a cada ano, principalmente pelo estímulo da obsolescência programada elaborada pelas próprias fabricantes para estimular vendas de produtos novos todos os anos.
Por isso vamos te mostrar as categorias do e-lixo para que você esteja por dentro de quais dispositivos deve dar atenção especial para o descarte correto.
Categorias do Lixo Eletrônico
O lixo eletrônico pode ser dividido em quatro categorias principais, sendo em relação ao seu tamanho e sua aplicação. Vale ressaltar que o processo de coleta e reciclagem também varia de acordo com cada categoria. Vamos conhecê-las!
1. Grandes Equipamentos
Como o nome já diz, pertencem a esta categoria os equipamentos de grande porte como geladeiras, máquinas de lavar, microondas, freezers, fogões, TVs, etc.
2. Pequenos equipamentos e eletroportáteis
Esta categoria engloba equipamentos como câmeras digitais, batedeiras, secadores de cabelo, calculadoras, aspiradores de pó e outros eletroportáteis.
3. Equipamentos de informática e telefonia
Com a revolução digital essa categoria tem sido a maior vilã no crescimento do lixo eletrônico mundial. É formado por celulares, computadores, impressoras, tablets, monitores e outros.
4. Pilhas e baterias portáteis
Por último mas não menos importante e como o nome já diz a última categoria representa as pilhas de todos os modelos (AA, AAA, recarregáveis) e baterias portáteis.
Agora que você conhece as categorias do lixo eletrônico, vamos descobrir mais sobre sua reciclagem.
Reciclagem do Lixo Eletrônico
Grande parte dos descartes de lixo eletrônico são feitos de forma irregular, em lixos comuns, o que gera uma crescente preocupação com a contaminação do meio ambiente e também em relação à saúde de animais e pessoas.
As baterias e alguns componentes eletrônicos presentes em celulares, tablets e outros equipamentos eletroeletrônicos possuem metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio, além de outros elementos tóxicos que devem ser tratados para não causar danos ao ambiente e à saúde.
Há também materiais nobres como ouro, platina, prata e cobre que são raros e difíceis de ser encontrados na natureza.
Por isso, destinar os e-lixos para o descarte correto permite a reciclagem dos materiais nobres e o tratamento dos elementos tóxicos.
Além da preocupação com o meio ambiente, a reciclagem do e-lixo também permite a produção de diversos outros materiais. Um exemplo atual são as medalhas que serão entregues na Olimpíada no Japão de 2020. Todas foram criadas a partir do e-lixo. Pilhas usadas também podem ser convertidas em pigmentos para vidros, tintas e fogos de artifício.
Agora que você já sabe a importância de reciclar os equipamentos eletroeletrônicos, vamos te dar dicas de onde fazer o descarte correto.
Onde descartar o lixo eletrônico
Muitas pessoas acabam fazendo o descarte incorreto dos lixos eletrônicos por desinformação. Por isso vamos mostrar algumas opções para que essa ação seja feita da melhor forma possível. Temos duas sugestões principais:
- Aparelho funcionando: Se seu aparelho ainda estiver em boas condições de uso, você pode doá-lo para outra pessoa, amigo, familiar ou até uma instituição. Pode também realizar a venda do mesmo em páginas de vendas de itens usados, assim você ainda consegue reunir dinheiro para outra compra.
- Aparelho com defeito: Se seu aparelho está com defeito ou não tem mais condições de uso entre em contato com a Ecotri para fazer a coleta do seu equipamento.
Maiores produtores de lixo eletrônico no mundo
Segundo estudos da ONU, China, Estados Unidos e Índia são os maiores produtores de lixo eletrônico. Os três países são responsáveis por quase 38% do e-lixo produzido em 2019.
Vale ressaltar que neste mesmo estudo, foi observado que 98 milhões de toneladas de dióxido de carbono foram liberados na devido a reciclagem incorreta de geladeiras e ar condicionados em processos “não documentados”, uma verdadeira ameaça para o aquecimento global.
Infelizmente no Brasil, os números também têm sido surpreendentes mas o país tem buscado formas de incentivar o descarte correto e a regulamentação da logística reversa.